Comentários

(22)
Edson Fernando Mariano, Advogado
Edson Fernando Mariano
Comentário · há 8 anos
2
0
Edson Fernando Mariano, Advogado
Edson Fernando Mariano
Comentário · há 8 anos
Porte de armas para advogados, debate apaixonante!
Se posicionar a favor ou contra algo é garantia de opinião e essa dialética é a base de nossa profissão. Mas no que tange ao assunto, entendo que exista uma observação a ser feita, pois lendo os comentários prós e contras, não percebi ninguém se aprofundando no que significa o termo "HIERARQUIA" no Estatuto. Entendo que quando se fala em hierarquia, o legislador versava sobre tratamento, respeito e poderes entre as partes, e não de importância ou risco maiores ou menores entre as carreiras. O que se procura fazer para a liberação de porte de armas para advogados é uma analogia da Legislação existente para justificar a liberação.
Pois bem, por outro lado fica difícil usar de legítima defesa enquanto o meliante ou o "insatisfeito" está com uma arma de fogo e você com um extrator de grampos ou um pesado Vade Mecum.
São as exceções que causam discussões, se aprovado o desarmamento da população, Juízes e Promotores também são povo, desta forma também deveriam estar desarmados e usar coletes a prova de balas?
Para concluir, na minha humilde visão, creio que por trás de toda essa discussão, quem mais torce para a liberação é a indústria armamentista, e vejo a liberação como uma simples sensação de pseudo segurança.
A solução para tudo isso vai muito mais além do que termos advogados ou a dona do comércio portando arma de fogo. Se já temos tantos policiais desequilibrados que sacam de suas armas a todo instante botando em risco a população, que dirá se armarmos mais não sei quantos milhares de advogados ou milhões de pessoas? Concordo com comentários de que se se libera para uns, libera-se a todos.
Não acredito nos exames para testar a capacidade do cidadão para portar armas. Além do que, enquanto tivermos a cultura do QI (quem indicou), pessoas, advogados, juízes e promotores desequilibrados, estarão armados e prestes a explodir feito bombas relógio.
Enquanto autoridades ainda envergarem a pergunta: "Sabe com quem você está falando?" tenho sérias dúvidas sobre o argumento de proteção para a liberação.
4
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
rua Tuiuti, 396 Jd. Rossignatti - Indaiatuba (SP) - 13339010